No âmbito da segurança do trabalho, assessoramos e aconselhamos com assistência nas questões referentes as normas regulamentadoras do MTE a pessoas físicas, empresas, instituições e órgãos governamentais.

• Elaboração de Ordens de Serviço (OS) por atividade: ASSESSORIA
• Análise de Prevenção de Riscos (APR): ASSESSORIA

Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigações do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema específico.

• DECLARAÇÃO DE INSTALAÇÕES: ASSESSORIA

Estabelece as situações em que as empresas deverão solicitar ao MTE a realização de inspeção prévia em seus estabelecimentos, bem como a forma de sua realização.

• PRESENÇA E ATUAÇÃO DA SPTEC NA COMPOSIÇÃO E SUPORTE NO SESMT: ASSESSORIA

Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

• DIMENSSIONAMENTO E PROCESSO ELEITORAL DE CIPA: ASSESSORIA

• TREINAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE CIPA: TREINAMENTO

Estabelece a obrigatoriedade de as empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento, por estabelecimento, uma comissão constituída exclusivamente por empregados com o objetivo de prevenir infortúnios laborais, através da apresentação de sugestões e recomendações ao empregador para que melhore as condições de trabalho, eliminando as possíveis causas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

• Indicação de EPI´s apropriados as tarefas: ASSESSORIA
• Treinamento do manuseio e uso correto dos EPI´s: TREINAMENTO

Estabelece e define os tipos de EPI’s a que as empresas estão obrigadas a fornecer a seus empregados, sempre que as condições de trabalho o exigir, a fim de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

• ELABORAÇÃO DE PCMSO: PROGRAMAS
• GESTÃO DE ASOS: ASSESSORIA

Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

• AUDITORIA DE CONFORMIDADES (RELATÓRIOS): ASSESSORIA

Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.

• Inspeção de segurança e emissão de relatórios: ASSESSORIA

Estabelece todos os requisitos técnico-legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho.

• Acompanhamento de obras: ASSESSORIA
• Elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT: PROGRAMAS

Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivem a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.

• Treinamento teórico ou prático de combate a incêndio: TREINAMENTOS
• Formação de brigadas: ASSESSORIA
• Vistoria técnica dos sistemas de proteção contra incêndio: ASSESSORIA

Estabelece as medidas de proteção contra Incêndios de que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores.

• Auditoria de conformidade, com aplicação de CHECK-LIST: ASSESSORIA

Disciplina os preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a: banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando à higiene dos locais de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores.

• Elaboração do Programa de Gerenciamento de Resíduos – PGRS e PGRSS: PROGRAMAS
• Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: ASSESSORIA

Estabelece as medidas preventivas a serem observadas, pelas empresas, no destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

• EMISSÃO: ASSESSORIA

O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico laboral com propósitos previdenciários para informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos, existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, para orientar programa de reabilitação profissional, requerimento de benefício acidentário e de aposentadoria especial, deve ser preenchido por cada colaborador.
O PPP é composto por vários campos que integram informações extraídas do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), do PPRA e do PCMSO com informações administrativas.

• Avaliações quantitativas dos agentes Físicos e químicos: ASSESSORIA

Avaliações quantitativas:

Ruído;
Calor;
Vibração;
Agentes químicos.

• AVCB/CLCB: ASSESSORIA

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiro da Polícia Militar, atestando que a edificação possui condições de segurança contra incêndio, aos seus ocupantes, de acordo com o Decreto Estadual do Corpo de Bombeiros vigente na época da construção, alteração do layout e mudança de ocupação.

Previa vistoria dos sistemas de prevenção e combate a incêndio, de acordo com o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros;
Emissão de laudo referente o acabamento e revestimento da edificação;
Confecção do processo de renovação do AVCB e entrega do mesmo junto ao Corpo de Bombeiros, solicitação de vistoria, assessorando nas eventuais notificações de inconformidades que poderão ser feitas pelo vistoriador (bombeiro), até se chegar à aprovação.
Para emissão do AVCB, o cliente deverá estar em conformidade com todos os equipamentos e sistema de prevenção contra incêndio, bem como extintores, mangueiras, hidrantes, portas corta fogo, sinalização, alarme de incêndio e iluminação de emergência.

O CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado, certificando que, durante a vistoria, a edificação vistoriada possuía as condições de segurança contra incêndio, previstas pela legislação e constantes no processo aprovado, estabelecendo um período de validade.
O CLCB regular é um documento exigido pelas seguradoras e obrigatório para emissão de Alvarás, Licenças de funcionamento e Habite-se nos municípios do Estado de São Paulo.

Este Licenciamento se aplica as edificações com até 750 metros quadrados de área construída que atenda alguns quesitos do Regulamento de Segurança Contra Incêndio do Estado de São Paulo.