É um documento emitido após análise técnica realizada no ambiente a ser vistoriado, a fim de se comprovar a condição.

• Laudo elétrico: LAUDOS
• Laudo de Para-Raios: LAUDOS

Estabelece as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, assim como a segurança de usuários e de terceiros, em quaisquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, observando-se, para tanto, as normas técnicas oficiais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.

• Elaboração do LAUDO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: LAUDOS

Estabelece as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho.

• LAUDO DE INSALUBRIDADE: LAUDOS
• LTCAT: LAUDOS

Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre, e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas à sua saúde.

• LAUDO DE PERICULOSIDADE: LAUDOS

Regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações preventivas correspondentes. Os agentes perigosos são:

Anexo n° 01: Atividades e Operações Perigosas com Explosivos.

Anexo n° 02: Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis, o 3° agente é para os profissionais da área de eletricidade e as radiações ionizantes, que já eram insalubres de grau máximo, foram também incluídos como o 4° agente periculoso.